Bíblia do Caminho Estudos Espíritas

Índice Página inicial Próximo Capítulo

EPM — Estudo e Prática da Mediunidade

PROGRAMA II — MÓDULO DE ESTUDO Nº I
PRÁTICA

Observação da prática mediúnica


Objetivo específico: Oferecer aos participantes inscritos no Programa II a oportunidade de acompanharem, como observadores, a realização de reuniões mediúnicas.



  • É aconselhável que os participantes inscritos Programa II, Curso de Estudo e Prática da Mediunidade, observem como funciona, efetivamente, uma sessão mediúnica espírita. Neste sentido, a direção do Curso planeja um programa de estágio que será desenvolvido durante quatro a cinco semanas consecutivas.

  • Os estudos teóricos do Módulo (Fundamentação Espírita), a Atividade Complementar e a Culminância serão ministrados normalmente, independentemente dessa atividade prática.

  • A coordenação do Curso seleciona a melhor forma de estágio, a que for considerada mais adequada às características da Casa Espírita, onde o Curso é realizado.

  • É importante que se faça uma avaliação do estágio, ao final.

  • Apresentamos, a propósito, algumas sugestões:

1. Dividir a turma em pequenos grupos que deverão participar de sessões mediúnicas existentes na Casa Espírita. Nesta situação, o coordenador do Curso de Estudo e Prática da Mediunidade elabora, em conjunto com dirigentes de grupos mediúnicos, o cronograma de visita, instruções que devam ser repassadas aos visitantes (por exemplo, não lhes será facultada a manifestação de Espíritos) etc.

2. Outra possibilidade seria o grupo mediúnico da Casa Espírita ir até os participantes do Curso: o coordenador do Estudo e Prática da Mediúnica convida integrantes experientes das reuniões mediúnicas da Casa Espírita para realizarem algumas sessões mediúnicas, no local onde ocorrem os estudos da mediunidade. Organizam-se, então, com antecedência, todos os detalhes da execução do trabalho.

3. Uma terceira alternativa seria a realização do estágio nas turmas que se encontram na fase de conclusão do Programa II do Curso. A desvantagem, neste caso, é a de que nem sempre se pode contar com a presença de médiuns ou trabalhadores da mediunidade experientes, mas com principiantes em processo de educação da própria mediunidade.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir