O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Sementeira de paz — Mensagens familiares do Prof. Arthur Joviano (Neio Lúcio) e outros


61


Perspectivas de uma viagem provável

15/10/1947


1 Meu caro Rômulo, peço a Deus abençoe a vocês todos, multiplicando-lhes as forças na luta construtiva da Terra.

2 Associando-me às preces de seu coração e de Wanda, peço ao Todo-Poderoso nos ilumine a senda e ajude sempre. Tenho estado junto de Maria, acompanhando, quanto me é possível, o tratamento do nosso amigo General Aurélio. Devotados companheiros, avultando entre todos a veneranda irmã Amélia, ali se conservam também, colaborando para que o nosso prezado enfermo se restaure. Quanto for possível a você, ajude-o a reerguer-se espiritualmente. O processo de restabelecimento geral não prescinde do motor interno. A vontade fortalecida é um dínamo poderoso. Você conhece como é extenso o problema. Felizmente, o nosso dedicado amigo vem fazendo muitíssimo nesse capítulo de autorreajustamento. As ideias que recolheu são muito úteis a ele, agora, neste período mais dilatado de meditação. 3 Ao homem que patrocina diversos setores de luta digna o descanso intensivo ou a exoneração espontânea de certas responsabilidades não fazem bem. O trabalho e a preocupação representam alimentos valiosos da organização espiritual. Conforta-nos, todavia, a satisfação de vê-lo cercado de excelentes cooperadores do nosso plano e de santificadas afeições que lhe suavizam as aflições imanifestas a lhe pesarem sobre a alma ativa e robusta. A nossa respeitável benfeitora Amélia superintende os trabalhos de assistência ao filho querido. Colaboraremos com ela em todas as atividades, no desdobramento das quais possamos ser úteis. Confiemos na Providência Divina e sigamos para a frente.

4 Peço a você dizer à Maria que tenho estado junto de todos tantas vezes na semana quanto me é possível no quadro das obrigações comuns. Acompanho igualmente com interesse as perspectivas que se desdobram no caso da viagem provável. n

5 No momento, ainda não posso trazer-lhes qualquer informe definitivo, não obstante verificar que as probabilidades estão pesando na balança em favor da realização do plano, em face do carinho de muitos amigos interessados no feito. Devo dizer a você, porém, que minha satisfação é enorme se vocês puderem ir realmente. Aliás, de alguns meses para cá, anelava para você uma viagem menos curta, com ausência de horas mais dilatadas e na vizinhança do mar. Se a excursão efetuar-se, por avião, mesmo assim teremos o programa realizado, porque a mudança de ambiente por alguns dias, com inalação das forças vigorantes da água salgada trarão benefícios positivos à sua saúde. Pelo menos uma vez por ano essa medida é necessária a quem, como você, despende cotas demasiadas de forças mentais na composição do trabalho em que se empenha.

6 Como vê, formulo votos para que você, Maria e Wanda sejam muito felizes no projeto em via de realizar-se. A ida de Wanda será muito agradável. É indispensável enriquecer-lhe o quadro de experiência para que a vida atual se lhe faça, consequentemente, mais rica. Prevendo o que pode acontecer, o nosso clínico indicou-lhe o azeite doce, puro, de modo a liquidar, com eficiência direta, uma certa irritação que o aparelho gástrico apresenta. Esperamos, desse modo, que a minha boa neta se restabeleça em breve tempo e que possamos cuidar do plano com alegria e bom-ânimo. Se forem, tudo parece indicar que o aniversário transcorrerá distante de Pedro Leopoldo, o vovô estará em espírito onde vocês estiverem, celebrando no coração os júbilos de nossa união efetiva e permanente.

7 Os remédios homeopatas devem ser cuidadosamente organizados. Temos aí, se não me engano, uma antiga relação dos mais necessários e imediatos. Quanto ao mais, estejam convictos de que tudo vai seguindo bem. Tantas são as dádivas do eterno Pai, estimulando-nos ao progresso para a vida imperecível que, francamente, não sei como render graças. Louvado seja, pois, o Senhor Jesus, que tanto nos tem concedido aos corações na construção de nossa felicidade futura.

8 O livro que você está lendo e estudando é repositório magnífico da verdade divina, na forma suscetível de ser aproveitada pelos leitores do meio a que se destina. As lições de “grupo espiritual” são profundas e oportunas. Atualmente, meu filho, o nosso máximo esforço é o de afinar a instrumentalidade de acordo com a orientação harmoniosa de Jesus. O serviço de espiritualidade prestado por esse volume, tão pequeno na estruturação e tão grande no conteúdo, é simplesmente inestimável! Você, tanto quanto eu, conhece a missão do livro e admira-a. O livro pode ser a sementeira de todo o bem ou de todo o mal. Daí a necessidade de aproveitá-lo como divino incubador do Cristianismo legítimo e santificante.

9 Meus votos sinceros para que seus braços continuem descobrindo essas luzes da eternidade. À irradiação delas, é possível abrir caminhos novos e erguer energias à nossa própria mente no rumo das esferas superiores.

10 Aqui farei ponto final, desejando-lhes muita alegria e muita paz. O dia de hoje é consagrado a Tereza de Jesus, a grande reformadora do Carmelo, em Ávila antiga. Consagrem-lhe um pensamento afetuoso.

11 Boa noite, com os meus rogos a Jesus, a fim de que o projeto de vocês, isto é, organizado para vocês, produza excelentes frutos de experiência benéfica e edificante para nós todos. Os lucros que obtiverem me alcançarão igualmente.

Com um forte abraço, despede-se o papai e vovô muito amigo de sempre,


A. Joviano



[1] Nota da organizadora: Viagem que papai Rômulo, mamãe Maria e eu realizamos aos Estados Unidos da América do Norte. Papai foi representando o governo brasileiro na exposição de animais realizada em Houston, Texas. Como previsto por vovô Arthur, passei meu aniversário em Houston.  † 


Abrir