Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Palavras sublimes — Autores diversos


9


Dos corpos físico e espiritual

1 Somente o corpo espiritual, ou perispírito, pode explicar os fenômenos orgânicos que constituem grandes enigmas para a vossa ciência. 2 As teorias que os fisiologistas têm estabelecido não vos elucidam quanto às questões embriogênicas, quanto à reconstituição molecular e quanto a inúmeros outros problemas que atestam a ação de uma força inteligente a dirigir e orientar os elementos protoplásmicos.

3 Segundo um dos mais eminentes fisiologistas do vosso mundo, o ser vivente provém de uma célula primitivamente análoga: o óvulo inicial, que constitui a base de elementos celulares em proliferação. 4 Todos esses fenômenos, porém, se acham subordinados ao corpo espiritual, que preexiste ao nascimento e que coordena os princípios materiais, servindo-lhes de molde. 5 É ele que regula as funções do organismo, mantendo a ordem nos seus mais profundos escaninhos, fazendo com que os órgãos, autônomos em suas funções especializadas, se conservem solidários para a regularização inteligente dos mais mínimos fenômenos da existência material. n


.Emmanuel



Reformador  — 16 de dezembro de 1935.


[1] Resposta de Emmanuel a várias questões propostas sobre pontos relevantes da Doutrina Espírita, em especial ao que se refere aos corpos físico e espiritual, durante sessão do Centro Espírita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, por aqueles dias.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir