Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Passos da vida — Autores diversos


33


Pelos outros

1 Não vaciles no serviço integral a benefício dos outros, para que o egoísmo te não circunscreva a existência ao cárcere das trevas.

2 Somente através dos outros, construirás a escada que te erguerá o Espírito à celeste ascensão.

3 Imagina-te sozinho num continente de ouro plenamente isolado no templo da perfeita sabedoria…

4 Toda a fortuna e toda a ciência resultariam em rematada inutilidade nas tuas mãos, de vez que o deserto dourado e o tesouro da cultura com o frio da solidão te fariam desvairar.

5 Lembra-te do Divino Mestre e ajuda sempre em louvor do bem de todos.

6 Quanto mais se agigante o perigo, em torno daqueles que te partilham a marcha, mais vivo apelo o Céu te formula para que te guardes fiel ao amor no dom de servir.

7 Pensa. O delinquente de agora pode ser o herói de amanhã e a criança largada ao desequilíbrio ainda hoje, se amparada por teus braços, talvez se converta na luz e na bênção de um povo inteiro.

8 Jamais te presumas superior aos que te rogam apoio e não te suponhas cansado de auxiliar.

9 Não olvides que a Bondade Divina nunca desesperou de nossas fraquezas e de nossas necessidades e, se nos encaminha à dor e à lição é que ainda nos achamos em perigo de vida espiritual.

10 E a fim de que não nos escasseie a precisa disposição nos deveres da fraternidade, recordemos, sobretudo, que o Cristo de Deus, não obstante Governador Espiritual do Mundo, certo dia, à frente da cruz, não desdenhou valorizar Barrabás, o malfeitor confesso, aceitando substituí-lo para, em lugar dele, padecer e morrer.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir