O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

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Plantão de respostas — Emmanuel — Entrevistas


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Candomblé e Umbanda n

Candomblé

1.   Pergunta: Qual a diferença entre as entidades de luz da Doutrina Kardecista e os orixás do Candomblé, que são reverenciados em seus templos com bons pratos, roupas tradicionais e músicas? Isso não seria prendê-los ao materalismo?


Resposta: Primeiro devemos esclarecer que a Doutrina não é Kardecista e sim dos Espíritos. Allan Kardec foi o codificador dessa Doutrina, ou seja, através de método científico, reuniu e compilou, com a ajuda de vários médiuns, as informações que hoje conhecemos editadas nos livros básicos da Doutrina Espírita.
Quanto à diferença entre “entidades de luz”, ou seja, Espíritos de luz e os orixás do Candomblé, esta reside no fato de que os Espíritos de luz encontram-se em elevada condição de evolução moral, estando, portanto, livres das sensações materiais.
Sem dúvida que as oferendas que recebem os “orixás” os prendem à matéria.




Umbanda

2.   Pergunta: Quem são os “preto-velhos”, “exús” e “pombas giras” que incorporam na Umbanda? Se são Espíritos de luz, por que há necessidade de cigarro, cachaça e sons barulhentos?


Resposta: Para Espíritos de luz, ou seja, Espíritos superiores e puros, não existem necessidades materiais. Os Espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvê-las; quando não têm, fazem-no através dos despachos. São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de Espíritos mais simples.
É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada, manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.


Francisco Cândido Xavier

Emmanuel




[1] Esse capítulo está intitulado “Candomblé”, tanto no índice do livro impresso quanto no corpo do livro; mas, como o penúltimo capítulo do livro impresso refere-se à “Umbanda”, ele foi anexado a esse.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

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