Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Instrumentos do tempo — Emmanuel


Instrumentos do tempo

1 Leitor amigo:

Convidados a estudar os ensinos do Cristo, à luz da Doutrina Espírita, com os instrumentos do tempo, fomos impulsionados a reconhecer que os instrumentos do tempo são as palavras.

2 Calaram-se civilizações no desdobrar dos séculos e processos de vivência humana evoluíram em todos os planos; entretanto, o verbo é a engrenagem do relacionamento espiritual na Terra, sempre o mesmo, pleno de revelações e prodígios na renovação do Mundo e da Vida.

3 Por isso mesmo, possuímos conceitos, os mais diversos, ao redor de assuntos determinados que as palavras definem por si, na simples enunciação mecânica que lhes é própria:

  4 Palavras-construções e palavras-pedras.

  5 Palavras-luzes e palavras-embalagens.

  6 Palavras-sementes e palavras-charruas.

  7 Palavras-bênçãos e palavras-mensagens.

  8 Palavras-explicações e palavras-estruturas.

  9 Palavras-medicamentos e palavras-bisturis.

  10 Palavras-lâminas e palavras-auxílios.

  11 Palavras-sinais e palavras-advertências.

  12 Palavras-melodias e palavras-protestos.

  13 Palavras-esperanças e palavras-terminações.


14 As páginas deste livro são instrumentos do tempo, esculturando as elucidações da verdade para o caminho de progresso e aperfeiçoamento que fomos trazidos a percorrer.

15 Semelhantes agentes codificadores da realidade, a fim de que nos informemos quanto aos programas e problemas que competem a cada um de nós, são as palavras que alinhamos por fios de comunicação no intercâmbio de ideias e anotações que aspiramos a alcançar.

16 Entregando-te, pois, este volume despretensioso, agradecemos ao Senhor as ferramentas de que dispomos para os nossos entendimentos recíprocos, ao mesmo tempo que rogamos a Ele, nosso Senhor e Mestre, nos ilumine e nos abençoe.


.Emmanuel


Uberaba, 3 de outubro de 1974.



170° aniversário do nascimento de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo (Nota da Editora).


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir