Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Harmonização — Emmanuel


14


Administradores

“Honrai o rei.” — (1 Pedro, 2:17)


1 O Espírito desprevenido que lesse superficialmente a recomendação de Pedro, talvez fosse induzido a inferiores considerações.

2 Não seria manifestação servil do apóstolo, recomendar os príncipes do mundo ao respeito dos aprendizes do Evangelho? Não seria expressão de medo, o propósito de cativar a atenção de dominadores da Terra?

3 Entretanto, aquele Simão muito amado, cheio da luz do Pentecostes, escreveu a pequenina indicação, evidenciando sabedoria divina.

4 Dos cooperadores de Jesus na Terra, os que governam ou administram são os que mais requisitam auxílio e compreensão. Esses homens representativos padecem de certas necessidades espirituais, terríveis e dolorosas.

5 Possuem críticos exigentes, desde o lar onde respiram ao ponto mais afastado da sua zona de iluminação e bajuladores insidiosos que os rodeiam por cálculo, sempre atentos aos interesses inferiores. Raramente têm amigos visíveis.

6 Pedro foi filósofo profundo nesse pedido à cristandade. Não recomenda servilismo, nem perda da personalidade no esforço da obediência. Pede respeito simplesmente, porque sabia que o administrador da Terra não pode atender ao próprio trabalho, sem que os subordinados cumpram o dever que lhes compete em particular. Quem respeita, compreende e coopera.

7 Em verdade, os príncipes do mundo, em grande parte, esqueceram as obrigações e desencadeiam lutas ferozes da tirania e da ambição, mas não podemos esquecer que os seus tutelados, quase sempre se converteram, em fiscais impiedosos e aduladores sem consciência.

8 Honra aqueles que o Senhor te deu por superiores hierárquicos, quanto seja possível e justo.

9 Não condenes, nem bajules. Honra-os, cumprindo o seu dever no plano geral do serviço.

10 Se deves amar e proteger a todos os seres que se colocam em posição inferior ao teu nível evolutivo, porque menosprezar os que vivem acima de tua possibilidade ou de tua cabeça?


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir