Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Entre irmãos de outras terras — Autores diversos — F. C. Xavier / Waldo Vieira


Em homenagem aos pioneiros

1 Senhor Jesus!

Temos neste 1965, que transcorre em paz, o primeiro centenário da Primeira Sociedade Espírita do Brasil, oficialmente instalada na Capital da Bahia, cidade do Salvador. n

2 Nesse primeiro século de divulgação e vivência da Nova Revelação, que nos confiaste como sendo o Evangelho Redivivo, nós te agradecemos o concurso dos pioneiros da Doutrina Espírita, encarnados e desencarnados, que nos estenderam as mãos, da América do Norte e da Europa, impelindo-nos à necessária renovação! 3 Graças à nascente de luz que eles desataram, possuímos hoje frutos sazonados de conhecimento superior que espalham concórdia e fraternidade, esperança e consolo, do Amazonas ao Prata, criando no Brasil a civilização do futuro!…

4 Pensando nisso, algo desejamos realizar em companhia de nossos instrumentos humanos…

5 Se é possível Senhor, permite-nos agora levar-lhes aos descendentes, nas cidades que lhes foram palco ao trabalho, o nosso abraço de reconhecimento e de amor.

6 Se a empresa a que nos propomos te obedece à vontade, guia-nos o passo e inspira-nos a tarefa. Varre de nossas almas qualquer pretensão de doutrinar os que tanto nos deram em teu nome e apoia-nos, por misericórdia, a projetada viagem com os recursos de que nos julgues carecedores.

7 Clareia as estradas que tenhamos de percorrer e, seja onde for, guarda-nos sob a cobertura de teus ensinos!

8 Cumpram-se em nós, servos daqueles que se fizeram servos de teus servos, os teus sábios desígnios! Escorados em teu socorro de todo dia, nós te rogamos, ó Mestre, nos abençoe o propósito de ofertar, aos nossos benfeitores do passado e de sempre, singela homenagem de respeito e carinho, envolvida em nossas preces de regozijo e gratidão.


.André Luiz

Uberaba, 15 de Maio de 1965.



(Página, recebida pelo médium Waldo Vieira.)


[1] Conquanto as ideias espíritas houvessem penetrado o Brasil, logo depois de 1850, a instalação da primeira entidade espírita no País, oficialmente, foi realizada com a fundação do “Grupo Familiar do Espiritismo”, em 17-9-1865, em Salvador, Estado da Bahia. — Nota de André Luiz.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir