Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

O Evangelho de Chico Xavier — O próprio (Encarnado)


303 a 306


Crítica, perdão e paciência

1 A liberdade de interpretação dos ensinamentos de Jesus é tamanha, que nos deu também uma indicação muito grande para a crítica. 2 Se somos criticados, respondemos com melindre e paramos de trabalhar; se criticamos, criamos problemas para os companheiros… 3 Quando falamos em perdão, não nos podemos esquecer, como sendo força geradora de paciência, que precisa ser utilizada com mais frequência com os amigos do que com os inimigos declarados… 4 Os inimigos se afastam de nós (…); mesmo dentro da família, quando abraçamos a transformação, somos colocados à margem… 5 No grupo dos amigos vamos encontrar uma batalha incessante — batalha de humildade construída dentro do nosso coração, na superação dos obstáculos em benefício da ideia que defendemos e professamos.


6 Se um amigo, ou os amigos, não tem paciência conosco, os grupos não prosperam, não frutificam em amor, em esperança, no socorro espiritual… 7 Perdoar aos amigos! A gente nunca se lembra que é preciso perdoar aos amigos, ter paciência com eles, porque em observações de caráter imediato, que não são verdadeiras, nos deixamos levar por impressões… 8 Muitas vezes, vamos conhecer a verdade depois de semanas ou mesmo depois da morte… 9 Na paciência de uns para com os outros, vamos encontrar menos entraves. 10 Então, essa paciência com os amigos é muito importante, porque, se nós colocarmos a nossa memória em funcionamento e perguntarmos a nós mesmos quantas vezes tivemos paciência com os inimigos, encontraremos o número um, porque depois não voltamos ao convívio deles… 11 Mas, se nos indagarmos quantas vezes faltamos com paciência com os amigos? Vamos nos admirar, porque o número é imenso…


12 Se temos que ser tolerados todos os dias por aqueles que convivem conosco, qual o motivo da nossa intolerância para com esses mesmos companheiros que em nada diferem de nós nas lutas que travam consigo?!


13 Diamante é lapidado, não com pétalas de rosas; o ouro é levado ao cadinho… 14 Nós todos estamos lutando… Vamos pedir a Deus paciência e pedir aos nossos amigos para que tenham paciência conosco. Eu peço paciência para todo mundo! 15 Atualmente, dizem que eu estou doente… Sou uma pessoa bem-humorada, carregando uma engrenagem que está pesada, mas carrego com muita alegria…


.Chico Xavier


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir