Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Doutrina e vida — Autores diversos


18


Credo da juventude espírita cristã

1 Cremos que Deus é o Nosso Pai de Infinita Perfeição, a cuja sabedoria não escapa o número de nossos cabelos e cuja bondade não é indiferente à queda de um passarinho.

2 Cremos que Jesus é nosso Divino Mestre e que o Evangelho é a Lei de Amor e Trabalho, pela qual devemos orientar a experiência de cada dia.

3 Cremos que a existência na Terra é divino aprendizado, em que grupos e pessoas se conservam no lugar que lhes é próprio, com obrigações de melhoria e respeito mútuo.

4 Cremos em nossa destinação para o bem, ainda mesmo quando o mal nos envolva em sua rede sombria.

5 Cremos no direito natural de todas as criaturas ao trabalho digno.

6 Cremos que a boa vontade, no esforço mais nobre que possamos desenvolver, é o primeiro passo em nossa jornada de elevação.

7 Cremos que o homem pode converter-se em instrumento de forças do bem ou do mal que elege por bússola da própria existência.

8 Cremos na justiça harmoniosa e permanente que retribui a cada um de acordo com as próprias obras, na carne ou na morte, agora ou depois, aqui ou além.

9 Cremos que o tempo é um empréstimo sagrado do Senhor para que, amparados no conselho dos homens respeitáveis que nos antecederam, possamos semear a fraternidade e a paz com todos, através da tarefa que fomos chamados a desempenhar, aperfeiçoando assim, as nossas tendências e qualidades na direção da vida superior.

10 Cremos na proteção dos Mensageiros Celestes que sustentam o progresso no mundo, sob o patrocínio de Jesus Cristo, e acreditamos em nossa capacidade individual de cooperar com eles, dentro da liberdade construtiva, na sementeira de amor e de felicidade, da educação e do aprimoramento, em favor dos outros e de nós mesmos, cabendo-nos o dever de servir, sem exigência ou indisciplina, pela vitória final do bem, hoje e sempre.


.Nina Arueira



Vide também o Credo Espírita redigido por Allan Kardec.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir