Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Doutrina e vida — Autores diversos


2


Mensagem de Eurípedes Barsanulfo n

[Aos seareiros da verdade e do bem]

1 Meus amigos, que a paz do Senhor nos fortaleça o coração na grande jornada.

2 O Espiritismo Cristão é a porta de luz que se abre à Humanidade. Amigos, nunca nos cansaremos de vos conclamar ao serviço da verdade e do bem. Falando-vos, guardamos a impressão de endereçar a palavra às fileiras da frente, àquelas que sustentam as lutas mais ásperas, que sofrem o mais perigoso assédio das forças das trevas. 3 Conhecemos a dificuldade, a dor, o fel que vos amarga o coração ante os ataques da sombra; entretanto, meus irmãos, somos os felizes depositários da fé viva, lutadores que se rejubilam com as chagas e encontram benditas claridades nas lutas de cada dia, porquanto nos encontramos a serviço d’Aquele que é a Luz dos séculos terrestres. 4 Inúmeras escolas religiosas foram chamadas a servi-Lo; no entanto, esquecem-se os seus expositores do trabalho universal da paz e do amor com o Cristo, perdendo-se nos terríveis desfiladeiros do sectarismo destruidor.

5 Procuraram Jesus, através das dissensões e da separatividade, como se não bastassem quase dois mil anos de ódio sanguinolento e separação entre as criaturas de Deus. Nossa tarefa é mais alta. Propomo-nos a atender ao chamado do Mestre através de nossa própria renovação, buscamo-lo acendendo a nossa luz interior, para que a nossa existência se constitua em pregação viva do Evangelho da Redenção.

6 Não alimenteis qualquer dúvida. O triunfo integral ainda permanece à distância. Até lá, é preciso subir o Calvário, negando a nós mesmos e suportando a gloriosa cruz. Pedradas da ignorância, açoites de ingratidão, surpresas dolorosas dos caminhos escuros vos surpreenderão na marcha para o Alto comando; contudo, mantende a vossa fé, porque Jesus, o Mestre Divino, socorrerá o discípulo fiel, onde quer que se encontre, estendendo-lhe a mão amiga, poderosa e fiel. 7 Os generais da Terra traçam mapas com o sangue fraterno, enquanto os estadistas costumam desenhá-los com a tinta do ódio e das vinganças, mas Jesus estabelecerá, entre os homens, o Seu reinado Sublime de Amor. Lembrai-vos dos companheiros dos tempos apostólicos. Eles não morreram. Ressurgem das catacumbas distantes para falar-vos da necessidade de servir até o fim.

8 Vigorosas energias fluem para vós outros de Mais Alto! É preciso não desanimar. O futuro pede o nosso esforço supremo.

Confiai, trabalhai sempre e esperai na Paz de Jesus.

Que Ele vos fortaleça e revigore o ânimo e conceda-vos a armadura interior da confiança e da alegria, são os votos do vosso amigo de sempre,


.Eurípedes



[1] Essa mensagem de Eurípedes Barsanulfo foi também publicada no livro Chico Xavier inédito.


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir