Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Deus conosco — Emmanuel


403


Nas obras da assistência social

1 Não esperes ocasião favorável para a resposta aos apelos do bem. Todo dia é tempo de semear.

2 Quantos se prendem à teia escura da desconfiança e do medo, perdendo as mais belas oportunidades de elevação!

3 Se já pudeste aprender que a humanidade é nossa família, levanta no centro da própria alma o primeiro santuário de teu ideal, erguido à extensão do reino do amor.

4 Oferece em teu mundo íntimo um companheiro aos deserdados, um amigo aos oprimidos, um pai aos órfãos, um irmão aos sofredores.

5 Não exijas do destino uma fortuna amoedada para que te convertas em trabalhador da grande renovação. 6 O ouro, sem caridade que o dirija, é moldura da avareza e do sofrimento. 7 A boa vontade ignora o livro de cheques. 8 A sinceridade não é artigo de oferta e procura. 9 A paz não se acumula nos bancos.

10 Não olvides que o trabalho é o único processo de aumentar a riqueza e nem te esqueças de que o serviço é o único recurso de capitalizar a simpatia e a cooperação.

11 Se abraçaste o Evangelho, recorda que o nome de Jesus está empenhado em nossas mãos. E com o Mestre da Cruz toda a visão do caminho se modifica. 12 Onde a ignorância espalhou males incontáveis, observarás o teu campo de ação e onde a miséria plantou espinheiros e lágrimas, encontrarás o teu ensejo sublime de ajudar, valorosamente.

13 Com Cristo, a expectação não encontra lugar. Junto dele, toda dúvida é perda de tempo. 14 À frente do Senhor, toda queixa é descabida.

15 No Evangelho, não existem “terras de ninguém”. Nele só uma recomendação prevalece: amar sempre, aprender sem repouso e servir sem distinção.

16 Quando uma centésima parte do Cristianismo de “nossos lábios” conseguir expressar-se em nossos atos de cada dia, a Terra será plenamente libertada de todo mal. 17 Em razão disso, traze tu mesmo à edificação da bondade e da luz! 18 Não somente a tua palavra e a tua bolsa, mas, acima de tudo, a tua fé e o teu coração. 19 Lembra-te de que a redenção do mundo principiou não na queda do orgulho político e racial do Império Romano, mas no amor, na humildade, no serviço e na coragem de Jesus, o nosso divino Mestre e Senhor. 20 Traze tua alma às tarefas do bem e estará fazendo o melhor. Não te encarceres nas impressões do ontem e nem te amedrontes à frente do amanhã. Hoje é o nosso dia de começar.


.Emmanuel



Nota da Editora: Mensagem psicografada por Chico Xavier no Centro Espírita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo | MG, constante do livreto “Vem e ajuda”, com poemas de Auta de Souza.

Essa mensagem foi também publicada em 1984 pelo IDE e é a 8ª lição do livro “Servidores no Além


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir