Bíblia do Caminho Testamento Xavieriano

Amanhece — Autores diversos


11

Primeira mensagem

Servindo Sempre é a mensagem do nosso caro Emmanuel, recebida em nossa primeira reunião pública do novo núcleo — o Grupo Espírita da Prece, nesta cidade de Uberaba. Fundamos a nossa singela instituição há algumas semanas. Entretanto, a nova sede somente agora está funcionando, com as nossas reuniões públicas de sextas e sábados à noite, além de nossas atividades outras no serviço espiritual.

Não tivemos qualquer solenidade inauguratória. Nosso amigo José Gonçalves Pereira, orientador da Casa Transitória de São Paulo, fez a prece inicial e a nossa reunião continuou nos velhos moldes habituais. O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ofereceu o item 5 do seu capítulo XVII. Os comentários dos irmãos presentes foram os mais confortadores e significativos para nós todos.


SERVINDO SEMPRE

1 Na seara da verdade, todos somos chamados a semear. Semear amor e luz que transbordem nas colheitas de progresso e elevação.

2 Semeiam todos aqueles que se fazem guardiães da justiça e da cultura, da prosperidade e da influência, assegurando a proteção da vida comunitária. 3 E semeiam todos aqueles outros que manejam o buril da palavra ou as letras do alfabeto, a energia do braço ou a força do coração, sulcando o campo da vida e adubando-lhe os recursos para que a plantação do Mundo Melhor se arroje do presente ao porvir, de geração a geração.

4 Onde o Senhor te colocou, nunca te esqueças de que a fidelidade aos teus próprios encargos é a limpidez de tua fé e a razão de tua própria vida.

5 O servidor se qualifica no préstimo da ação que executa. 6 Sai, pois, de ti mesmo, na prodigiosa repetição do dia a dia e atende à tarefa que te cumpre, sem que se turbe o teu ânimo, ante a ventania das opiniões contraditórias, e sem que o calor da esperança se esfrie no teu espírito, perante o inseto daninho ou o escalracho destruidor.

7 Age e segue.

8 Se a garoa da indiferença te procura imobilizar os movimentos, lembra-te do sol que não falta a ninguém, nos mecanismos da pontualidade, e, quando apareça o aguaceiro das provas, encharcando-te a moradia, reflete nas espigas que virão.

9 Nas bases da consciência tranquila, cede de ti mesmo o melhor que possas, como possas e tanto quanto possas no auxílio a todos.

10 Em verdade, o tempo altera todas as construções exteriores da vida, mas conserva, intocável, com dividendos crescentes e incessantes, todo e qualquer investimento de amor.

11 Mobiliza os talentos que o Senhor te confiou, faze os depósitos de compreensão e bondade, paz e bênção que te sejam possíveis, e caminha para diante, trabalhando e servindo sempre.

12 Sobretudo, nunca te creias incapaz, nem te afirmes inútil. 13 Um dia, certo pequeno feixe de materiais considerados inferiores aceitou as disciplinas de exigente artesão que lhe cortou as arestas, imprimindo-lhe nova forma, e, desde então, o mundo conhece a tomada que, em se sujeitando aos preceitos da usina, se converte em mensageira de luz.


.Emmanuel


Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

.

Abrir