Bíblia do CaminhoAntigo Testamento

Índice Página inicial Próximo Capítulo

Ezequiel   Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 38

(Versículos e sumário)

38 E foi-me dirigida a palavra do Senhor a qual dizia:

2 Filho do homem, firma bem a tua face contra Gog, contra a terra de Magog, e contra esse príncipe, e chefe de Mosoch e de Thubal; e vaticina acerca dele.

3 E tu lhe dirás: Isto diz o Senhor Deus: Eis aqui venho eu a ti, Gog, príncipe e chefe de Mosoch e de Thubal.

4 E eu te farei andar à roda de uma para outra parte, e te porei um freio nos queixos; e te tirarei para fora a ti, e a todo o teu exército, aos cavalos e aos cavaleiros todos cobertos de couraças, um grande golpe de tropas brandindo lanças, e embaraçando escudos, e empunhando espadas.

5 Os persas, os etíopes, e os da Líbia serão com eles, cobertos todos de escudos e de capacetes.

6 Gomer, e todas as suas tropas, a casa de Thogorma, que fica para o Aquilão, e todas as suas forças, é muitos outros povos serão contigo.

7 Prepara-te, e dispõe-te com toda essa numerosa multidão, que se ajuntou ao pé de ti; e sê-lhes o chefe de quem eles recebam as ordens.

8 Tu depois de um longo tempo serás visitado; no fim dos anos virás a esta terra, que foi salva da espada, e que sendo tirada de entre muitos povos, foi congregada para os montes de Israel, que tem perenemente estado desertos; terra cujos habitantes foram tirados de entre os povos, e todos habitarão nela sem receio.

9 E avançando-te virás a ela como uma tempestade, e como uma nuvem, para cobrir a terra, tu, e todos os teus esquadrões, e muitos povos contigo.

10 Isto diz o Senhor Deus: Naquele dia subirão sobre o teu coração certos projetos, e maquinarás péssimos desígnios.

11 E dirás: Eu virei sobre uma terra, que está sem muros. Atacarei umas gentes que estão em paz, e se acham estabelecidas com segurança; todas estas habitam numas cidades sem muros, não têm ferrolhos nem portas.

12 Para saqueares os despojos, e te lançares sobre a presa, para carregares a tua mão sobre aqueles que tinham sido abandonados, e ao depois restabelecidos, e sobre um povo que foi congregado do meio das gentes, que começou a estar de posse, e a ser habitador da eminência da terra.

13 Sabá, e Dedan, e os negociantes de Tharsis, e todos os seus leões te dirão: Acaso vens tu a tomar os despojos? Eis-aí ajuntaste tu essa tua multidão para arrebatar a presa, para levares a prata, e o ouro, e para tirares os móveis, e fazenda, e para furtares despojos infinitos.

14 Por isso tu, filho do homem, vaticina, e dirás a Gog, isto diz o Senhor Deus: Acaso naquele dia, quando o meu povo de Israel habitar com toda a segurança, não o saberás tu?

15 Virás pois do teu país, lá dos climas do Aquilão, tu, e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, formados em grandes tropas, e num pujante exército.

16 E virás dar em cima do meu povo de Israel, como uma nuvem, de sorte que cubras a terra. Tu serás sobre ele nos últimos dias, e eu te farei vir sobre a minha terra; para que as gentes me conheçam, quando eu for santificado em ti a seus olhos, ó Gog.

17 Isto diz o Senhor Deus: Tu pois és aquele de quem eu falei nos séculos passados, por mão de meus servos os profetas de Israel, que profetizaram nos dias daqueles tempos, que eu te faria vir sobre eles.

18 E acontecerá naquele dia, no dia da chegada de Gog sobre a terra de Israel, diz o Senhor Deus, que a minha indignação passará a ser o meu furor.

19 E falei no meu zelo, no fogo da minha ira. Porque naquele dia haverá uma grande comoção sobre a terra de Israel.

20 E os peixes do mar, e as aves do céu, e as alimárias do campo, e todos os répteis, que se movem sobre a terra, e todos os homens, que há sobre a face da terra, tremerão diante da minha face. E os montes serão deitados abaixo, e cairão as sebes, e todos os muros virão à terra.

21 E chamarei contra ele a espada para cima de todos os meus montes, diz o Senhor Deus: A espada de cada um se voltará contra seu irmão.

22 E exercitarei os meus juízos sobre ele pela peste e pelo sangue, e pelas chuvas veementes, e pelas pedras de extraordinária grossura. Eu derramarei chuvas de fogo, e de enxofre sobre ele, e sobre o seu exército, e sobre os muitos povos, que estão com ele.

23 E serei engrandecido e santificado; e serei conhecido aos olhos de muitas nações e saberão que eu sou o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir