O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Deuteronômio

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 15

(Versículos e sumário)

15 No sétimo ano farás a remissão;

2 A qual se deve fazer desta maneira. Aquele a quem seu amigo ou seu próximo ou seu irmão dever alguma cousa, não a poderá requerer, porque é o ano da remissão do Senhor.

3 Poderás exigi-la do peregrino e do estrangeiro; mas não terás direito de a reivindicar dos teus compatriotas nem dos teus parentes.

4 E absolutamente não haverá entre vós pobre algum nem mendigo, para que o Senhor teu Deus te abençoe na terra, de que ele está para te dar a posse.

5 Bem entendido que se ouvires a voz do Senhor teu Deus, e guardares tudo o que ele te mandou, e o que eu hoje te prescrevo, te abençoará, como prometeu.

6 Tu emprestarás a muitos povos, e de ninguém receberás empréstimos. Tu dominarás sobre muitas nações, e a ti nenhuma te dominará.

7 Se estando tu no país, que o Senhor teu Deus te há de dar, cair em pobreza um dos teus irmãos, que moram das portas para dentro da tua cidade, não endurecerás o teu coração, nem cerrarás a tua mão,

8 Mas abri-la-ás para o pobre, e lhe emprestarás o que vires que ele há mister.

9 Guarda-te não te deixes surpreender de ímpio pensamento, e digas lá no teu coração: Está próximo o sétimo ano da remissão, e apartes os teus olhos de teu pobre irmão, não lhe querendo emprestar o que ele te pede; não suceda que ele clame contra ti ao Senhor, e isto te seja imputado a pecado.

10 Mas lho darás; e não usarás de destreza alguma em o socorrer nas suas necessidades, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todo o tempo, e em todas as cousas em que meteres a mão.

11 Não faltarão pobres na terra que hás de habitar; por isso eu te ordeno, que abras a mão para teu irmão necessitado e pobre, que vive contigo no mesmo país.

12 Quando te for vendido um teu irmão hebreu ou hebreia, e te tiverem servido seis anos, no sétimo ano tu os deixarás ir livres;

13 E não deixarás ir com as mãos vazias aquele, a quem deres a liberdade;

14 Mas far-lhe-ás o alforje para o caminho dos teus rebanhos, e da tua eira, e do teu lagar, nos quais bens o Senhor teu Deus te tiver abençoado.

15 Lembra-te que também tu foste escravo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te libertou, e por isso eu te ordeno agora este preceito.

16 Porém se o teu servo te disser: Eu não quero sair, porque ele te ama a ti, e à tua casa, e julga que lhe vai bem estar contigo,

17 Pegarás numa sovela, e furar-lhe-ás a orelha à porta de tua casa, e ele te servirá para sempre; o mesmo farás à tua escrava.

18 Não apartes deles os teus olhos, quando os despedires livres, porque eles te serviram seis anos, como te teria servido um mercenário, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as cousas que fazes

19 Consagrarás ao Senhor teu Deus todos os machos dentre os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas. Não trabalharás com o primogênito da vaca, nem tosquiarás os primogênitos das ovelhas.

20 Mas comê-los-ás cada ano na presença do Senhor teu Deus, tu e a tua casa no lugar, que o Senhor escolher.

21 Se o primogênito tiver algum defeito, ou se for coxo, ou cego, ou se tiver alguma deformidade ou debilidade em qualquer parte do corpo, não será imolado ao Senhor teu Deus;

22 Mas comê-lo-ás das portas para dentro da tua cidade; o limpo e o imundo comerão dele indiferentemente, como de uma corça, ou de um veado.

23 Terás somente a cautela de não lhe comeres o sangue,  n mas derramá-lo-ás pela terra como água.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir