O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

2º Livro de Samuel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 23

(Versículos e sumário)

23 Estas são as últimas palavras de David. Disse David, filho d’Isai: Disse o varão, a favor do qual se decretou sobre o cristo do Deus de Jacob, excelente salmista de Israel.

2 O espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra pela minha língua.

3 O Deus de Israel me disse, o forte de Israel falou, o dominador dos homens, o justo dominador dos que temem a Deus.

4 Como a luz da aurora que resplandece pela manhã ao sair do sol, sem nuvens, e como a erva da terra que brota com as chuvas.

5 A minha casa não era tal diante de Deus, que devesse ele fazer comigo um pacto eterno, firme, e em tudo incontrastável. Porque ele é toda a minha salvação, e toda a minha vontade; e não há coisa alguma que daqui não tenha a sua origem.

6 Mas os prevaricadores serão arrancados todos como os espinhos; que não se tocam com as mãos.

7 E se alguém quiser tocá-los, armar-se-á de ferro e dum pau de lança, e pegando-lhes fogo serão queimados, até não ficar nada deles.

8 eis aqui os nomes dos valentes de David: O que se assenta em cadeira, príncipe sapientíssimo entre três, ele é como o tenro verme da madeira, e ele foi o que duma feita matou oitocentos.

9 Depois deste, Eleazar Ahohita, filho de seu tio paterno, era o segundo entre os três valentes, que se acharam com David quando insultaram aos Filisteus, e se ajuntaram ali para a batalha.

10 E tendo subido os Israelitas, se apresentou Eleazar, e bateu os Filisteus até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada. E concedeu o Senhor naquele dia uma assinalada vitória; e o povo, que tinha fugido, voltou a tirar os despojos dos mortos.

11 E depois deste era Semma, filho d’Age de Arári; e os Filisteus se ajuntaram num sítio onde havia um campo cheio de lentilhas. E tendo fugido o povo de diante dos Filisteus,

12 Ele se fez firme no meio do campo, e o defendeu, e derrotou os Filisteus. E concedeu o Senhor uma grande vitória.

13 Assim também antes tinham descido os três que eram os primeiros entre os trinta, e tinham vindo no tempo das messes ter com David à cova d’Odollão; e os Filisteus tinham o seu arraial no Vale dos Gigantes.

14 E David estava num lugar forte; e ao mesmo tempo havia em Belém uma guarnição de Filisteus.

15 David pois teve desejos, e disse: Oh! se algum me dera a beber água da cisterna que há em Belém junto à porta!

16 No mesmo ponto estes três valentes romperam pelo campo dos Filisteus, e foram tirar água à cisterna de Belém, que estava junto à porta, e a trouxeram a David. Mas ele a não quis beber, mas ofereceu-a ao Senhor,

17 Dizendo: Guarde-me o Senhor de que tal faça; beberei eu o sangue destes homens, que foram buscá-la aventurando as suas vidas? Não quis pois bebe-la. Assim o fizeram estes três fortíssimos.

18 Abisai também irmão de Joab, filho de Sarvia, era o primeiro dos três. Este é o que levantou a sua lança contra trezentos, que matou, afamado entre os três,

19 E o mui insigne deles, e seu príncipe, mas não igualava os três primeiros.

20 E Banaias de Cabseel, filho de Joiada, que foi um homem valentíssimo e de grandes feitos. Ele matou os dois leões de Moab, e ele mesmo desceu, e matou um leão no meio de uma cisterna e em tempo de neve.

21 Ele foi também o que matou a um egípcio, homem digno de se ver, que tinha uma lança na mão; e tendo-se chegado a ele com uma vara, arrancou por força a lança da mão do egípcio, e o matou com a sua própria lança.

22 Isto é o que fez Banaias filho de Joiada.

23 E ele era nomeado entre os três valentes, que eram os mais insignes entre os trinta; mas não chegava aos três primeiros; e David o tinha feito seu conselheiro, e escrivão pessoal.

24 Asael irmão de Joab era dos trinta, Elehanan de Belém, filho de seu tio paterno,

25 Semma d’Harodi, Elica d’Harodi;

26 Heles de Falti, Hira de Thécua filho de Accés;

27 Abiezer d’Anathoth, Mobonnai d’Husati;

28 Selmon d’Ahoh, Maharai de Netofath;

29 Heled filho de Baana, que também era de Netofath; Ithai filho de Ribai de Gabaath na tribo de Benjamim;

30 Banaia de Farathon, Heldai da Torrente de Gáas,

31 Abialbon d’Arbath, Azmaveth de Berómi,

32 Eliaba de Salaboni; Jônathan, dos filhos de Jassen;

33 Semma d’Oróri, Aiam d’Aror, filho de Sarar;

34 Elifeleth, filho d’Aasbai, filho de Maccati, Eliam, filho d’Aquitofel de Gelon;

35 Hesrai do Carmelo, Farai d’Arbi;

36 Igaal, filho de Nathan de Soba; Bonni de Gadi;

37 Selec d’Ammoni, Naharai de Beroth escudeiro de Joab, filho de Sarvia;

38 Ira, de Jethrit, Gareb também de Jethrit;

39 Urias Heteu. Por todos trinta e sete.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir