Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro dos Reis    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 3

(Versículos e sumário)

3 Jorão, porém, filho de Acab, reinou sobre Israel em Samaria no décimo oitavo ano de Josafat rei de Judá. E reinou doze anos.

2 E ele obrou o mal diante do Senhor, mas não tanto como seu pai, e sua mãe; porque tirou as estátuas de Baal,  que seu pai tinha feito.

3 Perseverou todavia sempre nos pecados de Jeroboão, filho de Nabat, que fez pecar a Israel e se não apartou deles.

4 Ora Mésa, rei de Moab, sustentava muitos gados, e pagava ao rei de Israel cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com os seus velos.

5 Porém depois da morte de Acab, quebrou o ajuste que tinha feito com o rei de Israel.

6 Por isso o rei Jorão saiu naquele dia de Samaria e fez revista de todo o Israel.

7 E mandou dizer a Josafat, rei de Judá: O rei de Moab se sublevou contra mim, vem tu comigo a pelejar contra ele. Josafat respondeu: Eu irei. O que é meu é teu; o meu povo é teu povo; e os meus cavalos são teus cavalos.

8 E disse: Por que caminho iremos? E Jorão respondeu: Pelo deserto da Idumeia.

9 Marcharam pois o rei de Israel, e o rei de Judá, e o rei de Edom, e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e não havia água para o exército, nem para as bestas, que os seguiam.

10 E disse o rei de Israel: Ai, ai, ai! O Senhor nos ajuntou três reis, para nos entregar nas mãos de Moab.

11 E disse Josafat: Aqui não há nenhum profeta do Senhor, para implorarmos por ele o Senhor? E um dos servos do rei de Israel respondeu: Aqui está Eliseu, filho de Safat, que dava água às mãos a Elias.

12 E disse Josafat:; A palavra do Senhor está nele. E foram ter com ele o rei de Israel, e Josafat, rei de Judá, e o rei de Edom.

13 E Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai ter com os profetas de teu pai, e de tua mãe. E o rei de Israel lhe disse: Porque ajuntou o Senhor estes três reis, para os entregar nas mãos de Moab?

14 E Eliseu lhe respondeu: Viva o Senhor dos exércitos em cuja presença estou, que se não fosse por respeitar a pessoa de Josafat rei de Judá, eu sem dúvida te não atenderia, nem poria em ti os olhos.

15 Mas agora mandai-me cá um harpista. E quando este cantava ao som da harpa, foi a mão do Senhor sobre Eliseu, e disse:

16 eis aqui o que diz o Senhor: Fazei várias poças pela madre desta torrente.

17 Porque eis aqui o que diz o Senhor: Vós não vereis vento, nem chuva; mas esta madre se encherá de água, e bebereis vós e os vossos servos, e as vossas bestas.

18 E isso é pouco na presença do Senhor; ainda mais ele entregará também Moab nas vossas mãos.

19 E vós destruireis todas as cidades fortes, e todas as praças as mais importantes, e cortareis pelo pé todas as árvores frutíferas, e entupireis todas as fontes de água, e cobrireis de pedras todos os campos mais férteis.

20 Sucedeu pois pela manhã quando se costuma oferecer o sacrifício, e eis que desceram as águas pelo caminho de Edom, e a terra se encheu de água.

21 Todos os Moabitas porém sabendo que eram vindos os reis para pelejarem contra eles, ajuntaram todos os que pegavam em armas, e os esperaram nas fronteiras.

22 E levantando-se ao romper da manhã, e raiando já o sol sobre as águas, viram os Moabitas defronte de si as águas vermelhas como sangue,

23 E disseram: É sangue derramado pela espada; os reis pelejaram contra si, e de parte a parte se mataram; marcha agora, ó Moab, à presa.

24 E vieram ao campo de Israel; mas os Israelitas levantando-se bateram os Moabitas; estes fugiram à sua vista. Os vencedores vieram em seu alcance, e mataram os Moabitas,

25 E destruíram as cidades; e encheram todos os campos os mais férteis de pedras, que cada um lançou; e entupiram todas as fontes de água; deitaram abaixo todas as árvores frutíferas de modo que ficaram só em pé os muros feitos de barro; e a cidade foi cercada pelos que atiravam com funda, e em uma grande parte ficou demolida.

26 Vendo o rei de Moab que os inimigos prevaleciam, tomou consigo setecentos homens de guerra, que investissem o rei de Edom; mas eles não puderam.

27 E pegando em seu filho primogênito, que havia de reinar depois dele, o ofereceu em holocausto sobre o muro, e os Israelitas se indignaram em extremo, e logo se retiraram dele, e voltaram para o seu país.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir