O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

2º Livro das Crônicas

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 25

(Versículos e sumário)

25 Amasias tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe chamava-se Joadan de Jerusalém.

2 E fez o bem na presença do Senhor; mas não com um coração perfeito.

3 E como visse o seu império seguro, mandou matar os servos que tinham assassinado o rei seu pai,

4 Mas não mandou matar os filhos deles, como está escrito no livro da lei de Moisés, onde o Senhor pôs este preceito, dizendo: Não serão mortos os pais pelos filhos, nem os filhos por seus pais, mas cada qual morrerá pelo seu delito.

5 Amasias pois congregou todo Judá, e o distribuiu por famílias, e por tribunos, e por centuriões, em todo o Judá, e Benjamin; e alistou desde vinte anos e para cima, e achou trezentos mil mancebos, que podiam ir à guerra, e levar lança e escudo.

6 Tomou também a soldo cem mil homens robustos do reino de Israel, por cem talentos de prata.

7 Mas veio ter com ele um homem de Deus, e lhe disse: Ó rei, não marche o exército de Israel contigo; porque o Senhor não é com Israel, nem com todos os filhos de Efraim.

8 Se tu imaginas que o sucesso da guerra depende da força do exército, Deus fará que tu sejas vencido pelos inimigos; porque só Deus pode socorrer, e pôr em fugida.

9 E disse Amasias ao homem de Deus: Que será logo feito de cem talentos que eu dei aos soldados de Israel? E o homem de Deus lhe respondeu: Assaz Deus tem de onde te pode dar muito mais do que isso.

10 Assim Amasias separou o exército, que lhe tinha vindo de Efraim, para que voltasse para a sua terra. Eles em extremo irritados contra Judá voltaram para o seu país.

11 E Amasias cheio de confiança fez marchar o seu povo, e foi até o vale das Salinas, e derrotou dez mil dos filhos de Seir.

12 E os filhos de Judá fizeram prisioneiros a outros dez mil homens, e tendo-os levado ao escarpado dum rochedo, os precipitaram do alto a baixo, e todos eles arrebentaram.

13 Porém aquele exército, que Amasias tinha recambiado para não vir à guerra com ele, espalhou-se pelas cidades de Judá desde Samaria até Bethoron, e depois de ter morto a três mil homens fez uma grande presa.

14 E Amasias depois da matança dos Idumeus, e depois de ter trazido os deuses dos filhos de Seir, fez deles seus próprios deuses, e os adorava, e lhes oferecia incenso.

15 Portanto, irritado o Senhor contra Amasias, lhe enviou um profeta, que lhe disse: Porque adoraste tu deuses, que não livraram seu povo de tuas mãos?

16 E dizendo-lhe isto o profeta, ele respondeu: Acaso és tu o conselheiro do rei? Cala-te, não te custe o contrário a vida. E retirando-se o profeta, disse: Eu sei que Deus tem decretado a tua morte, por teres feito este mal, e sobre isto não deste ouvidos ao meu conselho.

17 Amasias pois, rei de Judá tomando uma péssima resolução, mandou dizer a Joás filho de Joacaz, filho de Jehu,, rei de Israel: Vem, vejamo-nos um ao outro.

18 Mas este lhe tornou a mandar os mensageiros, dizendo: O cardo, que está no Líbano; mandou dizer ao cedro do Líbano: Dá a tua filha por mulher ao meu filho. Eis senão quando as bestas que estavam no bosque do Líbano, passaram e pisaram o cardo.

19 Tu disseste: Eu desbaratei a Edom, e por isso teu coração se ensoberbeceu; deixa-te estar em tua casa; por que buscar a desgraça contra ti para pereceres tu, e Judá contigo?

20 Não o quis Amasias ouvir, porque era vontade do Senhor entregá-lo nas mãos dos inimigos por causa dos deuses de Edom.

21 Saiu, pois, Joás, rei de Israel, em marcha, e puseram-se os exércitos à vista um do outro; e Amasias rei de Judá estava acampado em Bethsames de Judá;

22 E Judá caiu diante de Israel, e fugiu para as suas tendas.

23 Enfim Joás, rei de Israel, apanhou a Amasias rei de Judá, filho de Joás, filho de Joacaz em Bethsames, e o levou a Jerusalém; e derribou o muro da cidade desde a porta de Efraim até à porta do Ângulo quatrocentos côvados.

24 E trouxe para Samaria todo o ouro, e prata, e todos os vasos, que achou na casa de Deus, e na de Obededom, e nos tesouros da casa real, e assim mesmo os filhos dos que estavam em reféns.

25 E Amasias filho do rei Joás, rei de Judá, viveu quinze anos depois da morte de Joás, filho de Joacaz, rei de Israel.

26 E o resto das ações de Amasias tanto as primeiras como as últimas estão escritas nos livros dos reis de Judá e de Israel.

27 E depois que este príncipe abandonou o Senhor, armaram uma conjuração contra ele em Jerusalém. E tendo fugido para Laquis, os conjurados mandaram homens, e estes o mataram aí.

28 E trazendo-o sobre uns cavalos, o enterraram com os seus maiores na cidade de David.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir