Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Epístola de S. Paulo aos Hebreus  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 13  † 

(Versículos e sumário)

13 Permaneça entre vós a caridade fraternal.

2 E não vos esqueçais da hospitalidade, porque por esta alguns sem o saberem, hospedaram anjos. ( † ) ( † )

3 Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis juntamente em cadeias com eles; e dos aflitos, como se também vós habitásseis no mesmo corpo.

4 Seja por todos tratado com honra o matrimônio, e o leito sem mácula. Porque Deus julgará aos fornicários, e aos adúlteros.

5 Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com as coisas presentes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. ( † )

6 De maneira que digamos com confiança: O Senhor é quem me ajuda; não temerei o que me possa fazer o homem. ( † )

7 Lembrai-vos dos vossos prelados, que vos falaram a palavra de Deus, cuja fé haveis de imitar, considerando qual haja sido o fim da sua conversação.

8 Jesus Cristo era ontem, e é hoje, o mesmo também será por todos os séculos.

9 Não vos deixeis tirar do caminho por doutrinas várias e estranhas. Porque é muito bom fortificar o coração com a graça, não com viandas, que não aproveitaram aos que andaram nelas.

10 Nós temos um altar, do qual os ministros do tabernáculo não têm faculdade de comer.

11 Porque os corpos daqueles animais, cujo sangue é metido pelo pontífice no santuário para expiação do pecado, são queimados fora dos arraiais. ( † )

12 Pelo que também Jesus, para que santificasse ao povo pelo seu sangue, padeceu fora da porta.

13 Saiamos pois a ela fora dos arraiais, levando sobre nós o seu opróbrio.

14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas vamos buscando a futura.

15 Ofereçamos pois por ele a Deus sem cessar sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios, que confessam o seu nome. ( † )

16 E não vos esqueçais de fazer bem, e de repartir dos vossos bens com os outros: porque com tais oferendas é que Deus se dá por obrigado.

17 Obedecei a vossos superiores, e sede-lhes sujeitos. Porque eles velam, como quem há de dar conta das vossas almas, para que façam isto com gozo, e não gemendo: pois isto é uma coisa que vos não convém.

18 Orai por nós, porque temos a confiança de dizer em que nenhuma coisa nos acusa a consciência desejando em tudo portar-nos bem.

19 E com mais instância vos rogo que façais isto, para que eu vos seja mais depressa restituído.

20 E o Deus de paz, que ressuscitou dos mortos pelo sangue do testamento eterno a Jesus Cristo Senhor nosso, grande pastor das ovelhas,

21 vos faça idôneos em todo o bem, para que façais a sua vontade, fazendo ele em vós o que seja agradável a seus olhos por Jesus Cristo, ao qual é dada glória pelos séculos dos séculos. Amém.

22 Mas rogo-vos, irmãos, que sofrais esta palavra de exortação. Porque pouco foi o que vos escrevi.

23 Sabei, que nosso irmão Timóteo está em liberdade. Eu (se ele vier com presteza) irei com ele ver-vos.

24 Saudai da minha parte aos vossos prelados, e a todos os santos. Os nossos irmãos de Itália vos saúdam.

25 A graça seja com todos vós. Amém.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir