Bíblia do Caminho Testamento Redentor

2ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 12  Ee

(Versículos e sumário)

12 Se importa que alguém se glorie (o que não convém na verdade), descerei agora às visões e às revelações do Senhor.

2 Conheço um homem em Cristo, que há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro Céu, se foi no corpo não o sei, ou se fora do corpo, também não sei, Deus o sabe.

3 E conheço a esse tal homem (se foi no corpo, ou fora do corpo, não o sei, Deus o sabe),

4 Que foi arrebatado ao paraíso, e que ouviu lá palavras misteriosas, que não é permitido a um homem referir.

5 Deste tal me gloriarei, mas de mim em nada me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.

6 Porque, ainda quando me quiser gloriar, não serei insipiente, porque direi a verdade, mas me abstenho, para que ninguém me julgue além do que vê em mim, ou ouve de mim.

7 E para que a grandeza das revelações não me ensoberbecesse, permitiu Deus que eu sentisse na minha carne um estímulo, que é o anjo de Satanás, para me esbofetear.

8 Por isso, três vezes roguei ao Senhor para que o retirasse de mim;

9 E disse-me: Minha graça te basta, porque a virtude, na fraqueza se aperfeiçoa. Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que a virtude do Cristo habite em mim.

10 Por isso me comprazo nas minhas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias pelo Cristo; porque quando estou fraco, aí então sou forte.

11 Tornei-me insipiente, vós me coagistes. Eu, pois, devia ser recomendado por vós, porque em nada sou menos que eles, que sobretudo são apóstolos, enquanto nada sou;

12 Contudo, assinalei meu apostolado de fato entre vós com toda paciência, por sinais, prodígios e virtudes.

13 Pois, em quê haveis sido menores às outras igrejas, senão porque eu mesmo não vos fui um agravo? Perdoai-me esta injúria.

14 Eis que estou pronto para ir até vós pela terceira vez; e não vos serei gravoso. Porque não quero o que é vosso, mas a vós. Porque não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.

15 Eu, portanto, de bom grado dou e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que amando-vos mais, seja menos amado.

16 Mas seja for, eu não vos fui gravoso; porém, como sou astuto, vos cativei com dolo.

17 Porventura vos enlacei por algum daqueles que vos enviei?

18 Roguei a Tito e enviei com ele um irmão. Tito porventura vos enlaçou? Não andamos com o mesmo espírito? Não deixamos os mesmos rastros?

19 Há tempos cogitais de que nos escusamos convosco? Falamos no Cristo, diante de Deus; mas tudo, caríssimos, para vossa edificação.

20 Porque temo que, talvez, quando chegar, não vos encontre como quero [encontrar]; e que eu não me encontre qual vós quereis [me encontrar]; que talvez haja entre vós contendas, invejas, animosidades, dissensões, detrações, mexericos, presunções e sedições;

21 Não suceda que quando retornar, Deus me humilhe entre vós, e que chore a muitos daqueles que dantes pecaram, e não fizeram penitência pela impureza, fornicação e impudicícia que cometeram.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir