Bíblia do Caminho Testamento Redentor

1ª Epístola de S. Paulo a Timóteo  Ee

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 6  Ee

(Versículos e sumário)

6 Todos os servos que estão debaixo do jugo, estimem a seus amos por dignos de toda a honra, para que o nome do Senhor, e a sua doutrina não sejam blasfemados.

2 E os que têm senhores fiéis não os desprezem, porque são irmãos, antes os sirvam melhor, porque são fiéis, e amados, como participantes que são do benefício. Isto ensina tu, e admoesta.

3 Se algum ensina doutrina diferente desta, e não abraça as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e aquela doutrina que é conforme à piedade;

4 É um soberbo, que nada sabe, mas antes titubeia sobre questões e contendas de palavras; de onde se originam invejas, bulhas, blasfêmias, más suspeitas,

5 Alterações de homens perversos de entendimento, e que estão privados da verdade, crendo que a piedade é um mero interesse.

6 Mas a piedade é um grande lucro com o que basta.

7 Porque nada trouxemos para este mundo; e é sem dúvida que não poderemos levar nada dele.

8 Tendo, pois, com que nos sustentarmos, e com que nos cobrirmos, contentemo-nos com isto.

9 Porque os que querem fazer-se ricos, caem na tentação, e no laço do diabo, e em muitos desejos inúteis e perniciosos, que submergem os homens no abismo da morte, e da perdição.

10 Porque a raiz de todos os males é a avareza; a qual cobiçando alguns se desencaminharam da fé, e se enredaram em muitas dores.

11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue em tudo a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.

12 Obra com valor no santo combate da fé, trabalha por levar a vida eterna, para a qual foste chamado, havendo também feito boa confissão ante muitas testemunhas.

13 Eu te mando diante de Deus, que vivifica todas as coisas, e diante de Jesus Cristo, que sob Pôncio Pilatos deu testemunho da verdade, por uma boa confissão;

14 Que guardes o mandamento sem mácula, nem repreensão, até à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

15 A qual mostrará a seu tempo o bem-aventurado, o só Poderoso, o Rei dos Reis, e o Senhor dos Senhores;

16 Aquele que só possui a imortalidade, e que habita numa luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu, nem ainda pode ver; ao qual seja dada honra, e império sem fim. Amém.

17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem esperem na incerteza das riquezas, senão no Deus vivo (que nos dá abundantemente todas as coisas para nosso uso).

18 Que façam bem, que se façam ricos em boas obras, que deem, que repartam francamente,

19 Que façam para si um tesouro, como um fundamento sólido para o futuro, a fim de alcançarem a verdadeira vida.

20 Ó Timóteo, guarda o depósito, evitando as profanas novidades de palavras, e as contradições duma ciência de falso nome,

21 Da qual fazendo alguns profissão, descaíram da fé. A graça seja contigo. Amém.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir