Bíblia do Caminho Testamento Redentor

1ª Epístola de S. Paulo aos Tessalonicenses  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4  † 

(Versículos e sumário)

4 Quanto ao mais irmãos, nós porém vos rogamos e vos exortamos no Senhor Jesus, para que, tendo recebido de nós como convém andar e agradar a Deus, assim também andeis para ir crescendo cada vez mais.

2 Pois sabeis que preceitos do Senhor Jesus vos temos dado.

3 Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação.

4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso [corpo] em santificação e honra;

5 Não na paixão pelos desejos [carnais], como fazem os gentios, que ignoram a Deus;

6 E que ninguém abuse, nem engane em nada a seu irmão, porque o Senhor é vingador [e pune] tudo isto, como já vo-lo dissemos e demos testemunho.

7 Porque Deus não nos chamou para a imundícia, senão para a santificação.

8 Portanto, quem isto despreza, não despreza um homem, mas Deus, que também deu a nós o seu Santo Espírito.

9 Quanto à caridade fraterna não temos necessidade de vos escrever, porquanto vós mesmos aprendestes de Deus, que vos ameis uns aos outros.

10 E de fato o fazeis com todos os irmãos em toda a Macedônia. Mas nós vos rogamos, irmãos, que [o façais] mais abundantemente;

11 E que procureis viver quietos, e que trateis do vosso negócio, e que trabalheis com as vossas mãos, como vo-lo temos ordenado; n

12 E que andeis honestamente com os que estão fora, e não cobiceis coisa alguma de alguém.

13 Não queremos, porém, irmãos, que vós ignoreis os adormecidos, para que não vos entristeçais, como os demais que não têm esperança.

14 Porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que dormiram por Jesus, Deus trá-los-á com ele.

15 Por isso vos dizemos na palavra do Senhor, que nós, os que vivemos, que tenhamos restado para o advento do Senhor, não precederemos aqueles que dormiram.

16 Porque o mesmo Senhor com mandato e voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus, descerá do Céu, e os mortos que estão em Cristo, ressurgirão primeiro.

17 Depois nós os que vivemos, os que restamos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens ao encontro do Cristo nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

18 Portanto consolai-vos uns aos outros com estas palavras.



[1] Nos textos originais do Padre Figueiredo tanto em latim quanto em português, o versículo 11 termina no final do que agora é o v. 12, todavia, para se conformar com as outras versões da Bíblia o v. 11  foi seccionado; consequentemente, o capítulo  que possuía 17 versículos, passou a ter 18.


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir